Silenciosos

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Sobre o tal filme:


"I don´t know how she does it"  ou "Eu não sei como ela consegue"
Neste filme seguimos uma mulher (Parker) que conjuga a tarefa de ser mãe de duas crianças (que parecem seis, como ela diz) com uma carreira profissional de sucesso. Destes factos partimos para a questão de não sabemos como ela consegue lidar com as duas coisas, transformando assim a pobre alminha numa vítima incansável. Depois vem o normal nestas obras profundamente orientadas para o público feminino de classe média com cheiro a Nova Iorque. Há uma espécie de canonização da mulher que trabalha e ainda cuida dos filhos, coisa que –, para a maioria das pessoas – é bem mais difícil do que o apresentado. É que nem todos têm a sorte da personagem de Parker. Como é que ela consegue? Com a ajuda do marido, de uma ama e de uma assistente. E quem não tem essa ajuda? Por isso, «Como é que ela consegue» é uma espécie de glorificação de um grupo privilegiado, ou como Vicente Alves do Ó (do filme português «Quinze Pontos na Alma») diria, «gente sofisticada também sofre». O problema não é pensar que por serem privilegiados são «bestas» insensíveis. Claro que sofrem, mas não devem ser idolatrados por isso até porque o que se glorifica é muito pouco, comparando a outras vidas. 

Para piorar, ao assumir por vezes a forma de documentário, em que os conhecidos da personagem principal falam sobre ela, a obra envolve-se numa teia tremenda de homenagens bacocas e despropositadas. E convém não esquecer que ainda existem diversos clichés típicos, como conflitos e competições idiotas com outras mães, uma assessora que nunca se vai casar nem quer ter filhos, um colega do trabalho com tiques de fuinha, e por aí fora.

Mais um filme dispensável e descartável de uma mediática actriz que no inicio da carreira parecia deixar antever algo mais que papéis profundamente superficiais.
 
O Melhor: Sarah Jessica Parker com piolhos
O Pior: A superficialidade

Artigo retirado do site www.c7nema.net Respeita o nosso trabalho
Pronto, e foi isto. A verdade é que estava à espera de muitoooo mais. E se querem a minha opinião, não gastem dinheiro no cinema para o ver. É demasiado superficial- mas claro isso fica ao vosso critério. 

1 comentário:

  1. por acaso quero bué ver esse filme, mas também nunca pensei vê-lo no cinema, vou sacar :P ***

    ResponderEliminar