Silenciosos

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Sisu & saudades& hygge

precisamos de sisu e de hygge

Diz-se que saudade é uma das “poucas” palavras do mundo para as quais não existe tradução. É um termo muito nosso que os estrangeiros têm alguma “dificuldade” em compreender mas por que se apaixonam assim que descobrem o seu verdadeiro significado e conceito. Julgo, por tudo o que envolve esta palavra, que deveria fazer parte do vocabulário de todas as pessoas. Considero até que triste quem nunca sentiu saudades. E tudo o que isso provoca em nós.

E se acho que os estrangeiros deveriam ficar a par do verdadeiro significado de saudade, entendo igualmente que nós também poderíamos adoptar alguns termos estrangeiros sem tradução. Por exemplo, à Finlândia podemos ir buscar o sisu. Palavra que significa força de vontade, determinação, perseverança e corresponde ao agir de forma racional perante as adversidades que surgem nas nossas vidas.

Da Dinamarca podemos importar o hygge, que representa um estilo de vida. Significa alegria de viver e ainda o calor da companhia dos amigos com quem se partilham as coisas boas da vida. Hygge simboliza também a ausência de preocupações e aborrecimentos e a abundância das coisas boas, agradáveis e simples que a vida tem para proporcionar.

Nos dias que correm é fácil olhar para o fundo do poço. Quem nunca teve um dia em que duvida de tudo e deixa de acreditar por completo no futuro? É bastante fácil acreditar que dali não se passa. E, sem que se perceba, damos por nós num estando constante de tristeza. Do qual é bastante complicado fugir. É por isso que é preciso que as pessoas não se esqueçam do sisu e do hygge. Porque eles existem. E dar-lhes vida depende apenas de cada um de nós. 

este texto foi retirado na integra do blog: homem sem blog, e 'e das melhores coisas que li ao longo do dia de hoje. Tinha que partilhar! 

5 comentários:

  1. Muito bom ;) Gostei especialmente do sisu!

    ResponderEliminar
  2. Querida Deia,
    Pois então, aqui a visitar-te, já com muita saudade e vou investir muito mais tempo dando vida ao sisu e hygge, prometido!!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Não amora, a primeira é a Rita e a segunda é que sou eu ;)

    ResponderEliminar
  4. Estou completamente de acordo! Porém, nem sempre é fácil encontrá-los...

    ResponderEliminar
  5. You need to be a part of a contest for one of the most useful blogs on the web.
    I am going to highly recommend this website!

    Feel free to surf to my blog post; moved here

    ResponderEliminar