Silenciosos

quinta-feira, 6 de março de 2014

Gratinado de batata e beterraba


 Sigo este blogue ha muito tempo: tem coisas maravilhosas. 

Facam e digam se nao ficam tambem fascinadas!! 




Ingredientes: 2 pessoas
4 batatas
1 beterraba
2 fatias de queijo amanteigado 
100 ml de leite meio gordo
1 fio de azeite extra virgem
sal
pimenta em grão moída na hora
mostarda em grão moída na hora
1/2 colher de café de noz-moscada ralada

Comece por descascar as batatas e a beterraba, com ajuda de um robot de cozinha, um cortador de batatas ou uma boa faca acompanhada de uma excelente técnica de corte :) Corte as batatas em rodelas finas e reserve em água fria e de preferência com uns cubos de gelo dentro. De seguida corte a beterraba e dê uma primeira lavagem por água corrente para tirar o excesso de "tinta" rosa.

Num pirex/tacho próprio para o forno pincele o fundo com um fio de azeite. Retire as batatas da água, seque com um papel absorvente e comece a fazer uma "cama" de batatas alternando com a beterraba para ficar um bonito padrão. No meio dessas camadas tempere com mais um fio de azeite, o sal, a pimenta e a mostarda em grão.

Leve um pequeno tacho ao lume, coloque o leite e as fatias de queijo e mexa até este derreter, adicione a noz-moscada e cubra as batatas com este preparado.

 Leve ao forno durante 25 minutos a 200º ou até sentir que as batatas estão cozinhas e bem gratinadas, tente não usar um pirex muito alto porque terá dificuldade se fizer muitas camadas de batatas as do meio não fiquem cozidas.

Credito imagens e receita*

Sem comentários:

Enviar um comentário