Silenciosos

domingo, 28 de abril de 2013

[Avô] e outros pensamentos

Conheço as gémeas desde que sou pessoa e as tive como colegas de turma. Elas eram as gémeas: apesar de desde sempre eu conseguir distinguir a H. da R. Ainda assim, por mais anos que passem, elas serão sempre as gémeas para todos, e também para mim, serão sempre as Porto. Conheço-as desde que me mudei para Viseu e comecei a ter sonhos, medos: a ser gente. Sempre partilhámos histórias, viagens, segredos, confidências e até amigos- temos uma data de amigos em comum. Reunimo-nos sempre que eu vou a Portugal, mandam-me beijinhos de boa noite pelo facebook, fazemos video-chamadas pelo skype. Mas mais do que isso-além da amizade das coisas boas, sabemos partilhar o que de pior a vida nos traz. E por isso, apesar de não estar em Portugal, consegui sentir a dor da R. ao telefone e senti como dor minha essa perda do avô M. O avô das g. faleceu esta semana e eu não consegui estar lá. O sr. M. é aquele avô que toda a gente quer ter: o que vai buscar ao colégio, que se importa, que está presente, e que tem sempre uma história para contar. As histórias, podem não voltar a ser contadas por ele numa mesa da cozinha enquanto nos rimos" com o número de copos de vinho do Porto", mas as memórias cá ficam-porque por mais tempo que passe, são nossas. São património. E depois disto, só posso dizer que continuo aqui- apesar dos kms. Dizer que às 4 da tarde desejei muito estar aí e dar aquele abraço, porque por muito que estejamos preparados, nunca o estamos quando se trata de nós, dos nossos.

Tenho às vezes sentido o chocar dos teus ossos 
E o vento da tua asa os meus lábios roçar; 
Mas da tua presença o rasto de destroços 
Nunca de susto fez meu coração parar. 

Nunca, espanto ou receio, ao meu ânimo trouxe 
Esse aspecto de horror com que tudo apavoras, 
Nas tuas mãos erguendo a inexorável Fouce 
E a ampulheta em que vais pulverizando as horas. 

2 comentários:

  1. um enorme beijinho meu para as gémeas (de quem eu me lembro bem!) *

    ResponderEliminar
  2. Agradeço-te, amiga, em nome de toda a família por estas lindas palavras que aqui deixas. Gostaria de te ter ligado naquele dia com uma notícia alegre mas infelizmente a vida nem sempre é como nós queremos.
    Obrigada pelo teu apoio pois sei que estiveste sempre a nosso lado e que nunca te esqueces de nós.
    Um agradecimento também à S pelo seu apoio e um beijinho para ela.

    Há amizades que nascem e que depois morrem mas há outras que nascem e que são para a vida. E tu, minha amiga, és para toda a vida. Obrigada por seres quem és.

    Um beijinho apertado de todos nós

    ResponderEliminar